Arquivos

10 dicas valiosas para se dar bem em uma entrevista de emprego

por Bianca Andrade | Tags: ,,,,,, 2 de julho | 2016

Oooooi, amores! Tudo bom?

Hoje vim falar sobre um assunto sério, e que geralmente deixa muitas pessoas nervosas, ansiosas, assustadas, enfim, um turbilhão de sensações. Entrevista de emprego (sendo ela primeira ou não).

Geralmente a gente nunca sabe como se portar, se vestir, o que falar, o que usar, em uma entrevista de emprego, e por vezes acabamos pecando em algo, e por isso, hoje eu darei 10 dicas valiosas para vocês se darem bem em uma entrevista, combinado?

1 – Bia, como devo me vestir?

Amores, acredito que a vestimenta seja uma das coisas mais importantes. É muito importante que você escolha bem o que vai vestir. Independentemente do ramo da empresa, é bom que evitemos algo mais casual, e optemos por algo mais formal. Claro que não há a necessidade de aparecer de smoking e cartola rs. Porém, é bom optar por algo mais formal, de cores neutras, sem estampas muito pesadas, nada de short, saia (só se for abaixo do joelho), vestido. É sempre bom o uso de calça, uma blusa básica e neutra, sem transparência, sem decote, evitar blusas de alcinhas, sutiã aparecendo. Se você tiver como fazer uma pesquisa sobre a vestimenta padrão dos funcionários da empresa, melhor ainda! Neste caso, você pode adotar as dicas as vestimentas mais comuns deles. Em caso de sapatos… nada de chinelos de dedo, rasteirinha, saltos muito altos. Geralmente é legal usar um sapato mais social, fechadinho na frente, e no caso de salto, que seja de tamanho pequeno ao médio.

Captura de Tela 2016-06-29 às 14.23.18

 

 

 

 

Captura de Tela 2016-06-29 às 14.20.03

 

2 – Posso usar acessórios?

Geralmente as mulheres adoram acessórios, principalmente eu! Quando se trata de um brinco então… rs. Mas em uma entrevista de emprego a discrição deve prevalecer. Você pode usar brincos, colar, anel, pulseiras, com tanto que sejam pequenos e discretos, e não chamem tanta atenção assim, para que não se torne algo muito extravagante.

3 – O que posso ou não usar na make?

Ressaltar nossa beleza é sempre muito bom, porém, devemos tomar todo cuidado na hora da make. É sempre indicado algo mais básico, que ressalte os traços sem muito exagero. Nada de por aquele batom mega chamativo, ou usar aquela sombra roxa vibrante. Com uma base, pó (opcional), blush, rímel e batom você já garante uma make discreta e linda. Inclusive, há um tempinho atrás, postei um vídeo da make que uso para trabalhar no Cantinho (é super básica) e vocês podem se inspirar para entrevista. Para ver, clique aqui.

Captura de Tela 2016-06-29 às 14.26.52

4 – E quanto ao horário?

Gente, é MUITO importante que não se atrasem. Já ouviram a expressão ” A primeira impressão é a que fica!”? Então, os atrasos passam uma grande má impressão. Claro que acontecem imprevistos, principalmente em realção ao trânsito, então é bom sair de casa cedo, e no caso de atrasos ligar avisando o ocorrido. Porém, também não precisa chegar com 1 hora e meia de antecedência, pra não passar a impressão de desespero rsrs

5 – Muito cuidado com a fala!

É super importante tomar cuidado com a fala, com o vocabulário. Evite erros de português em sua pronúncia, evite gírias. E também evite falar pelos cotovelos. É sempre bom falarmos sobre o que formos perguntados e sobre o que convém ao caso, para não fugir muito do assunto.

6 – Demonstre confiança!

Mesmo que esteja inseguro, com medos e receios, demonstre confiança e coerência no que faz, principalmente no que fala!

7 – Quanto ao curriculum…

É sempre bom priorizar todo seu nível de experiência de maneira prática, para que seu curriculum não fique parecendo um livro, e fique chato para ler. Ahh! Seja verdadeiro com o que descrever quanto as suas habilidades e sua experiência profissional/acadêmica.

8 – Cuidado com a liberdade!

Alguns entrevistadores costumam deixar os candidatos bem à vontade, principalmente para quebrar todo aquele clima de tensão, sabe? Mas isso não quer dizer que você tenha se tornado amigo íntimo de seu entrevistador Ahahaha. Então, tente não ultrapassar o limite do profissional.

9 – Postura!

Sim! Postura corporal conta, e conta muito! Então tente mantê-la de uma maneira adequada. Pessoas com uma melhor postura passam a impressão de maior seriedade, e pelo contrário do que muitos pensam, isso é excelente!

Captura de Tela 2016-06-29 às 14.39.28

10 – Por último: SEJA VOCÊ!

Claro que é importante seguirmos as dicas, porém, não podemos nos “transformar” em alguém que não somos, até mesmo porque no caso de uma contratação, cedo ou tarde você terá de agir conforme é em seu dia a dia. Então, siga as dicas, mas não perca sua essência. Apenas adapte as dicas a sua personalidade e boa sorte!

Então é isso, amores! Espero que tenham gostado das dicas, que sejam úteis, e que se forem à uma entrevista em breve, sejam selecionadas (os), viram?

Agora a Bia vai embora, mas a Bia volta, tá?

Um SUPER beijo de Boca Rosa, e não esqueçam que eu AAAAMOOOOO vocês <3