Arquivos

COMBATENDO A TPM: ALIMENTOS ESSENCIAS E DICAS

por Bianca Andrade | Tags: 26 de março | 2015

Chiliques, pernas doendo, depressão, seios inchados, ataque de nervos ou choros inesgotáveis? Olá mulherada! TPM (Tensão Pré-menstrual) na área!! Se preferir: Tô Pirada Mesmo, ou Temporada Proibida para Machos (#kkk..).

 Entendendo a TPM…

A síndrome da tensão pré-menstrual ocorre com algumas mulheres em idade fértil de 10 a 15 dias antes do início do ciclo menstrual. Ela é causada pela elevação das taxas de estrogênio no organismo feminino. Nesta fase o corpo e seu sistema hormonal estão sensíveis e intensos. Alguns nutrientes precisam ser repostos para minimizar os sinais da TPM e algumas ações podem ser tomadas para evitarmos o trabalho dobrado do fígado. Fígado Nutri? Sim! A eliminação das altas taxas de estrogênio acontece com a ajuda do fígado e termina no intestino. Precisamos que esta fase passe rapidamente e que seja eliminado o que precisa para voltarmos ao ‘’normal’’! (#MulherÉumBichoDoido).

Queda dos níveis de serotonina é bem comum nesta fase. Ela é uma substância produzida pelas células nervosas que afeta diretamente o humor. Quando o nível de serotonina está alto, ficamos felizes, mas quando o nível cai ficamos desatentos, tristes e com péssimo humor. Possivelmente nesta fase você sente vontade de devorar três caixas de chocolate Bis ou de comer uma pizza tamanho família sozinha, não é verdade? Você sente essa vontade louca, pois o açúcar libera endorfina que traz sensação de bem estar, mas, infelizmente ele retém água e os doces e refinados engordam. O que vai deixar a mulher mais deprimida ainda. Veja abaixo:

O que fazer?

  • Motivação e Comportamento: Não use a TPM como desculpa para tudo. Você precisa se conhecer e aprender a controlar-se para benefício pessoal, profissional e social. Pense em coisas boas e afaste os pensamentos negativos. Se você está com sintomas de TPM 30 dias do mês, procure ajuda de um médico. TPM ocorre apenas 10 a 15 dias antes da menstruação e em algumas mulheres duram no máximo até o 3 dia menstrual.
  • Realize atividades que proporcionem bem-estar: Ajudará a reduzir a tensão e melhorar a auto-estima; Exercício físico precisa ser feito neste período. Procure um educador físico.
  • Alimentação e Cuidados: A desregulação natural dos hormônios em forma de vulcão em erupção pode ser tratada também com a alimentação e substituições inteligentes. Muitos estudos comprovam resultados satisfatórios da ação de nutrientes específicos que aliviam, melhoram ou eliminam os sintomas físicos e emocionais apresentados durante o tal período de amor, ódio e maluquices (E os namorados e maridos dizem: Amém!! kkkkk). Papel e caneta na mão:

O QUE EVITAR NA FASE DA TPM?

  1. Café, chá mate e chá preto, branco e vermelho: causa agitação e ansiedade. Diminua a quantidade do consumo nesta fase. A cafeína pode induzir ao aumento da retenção de líquido na fase da TPM e causar alterações de humor.
  2. Carne vermelha: As altas taxas de estrogênio podem ter relação com o consumo excessivo de carne vermelha ou à falta de eliminação do hormônio que é metabolizado no fígado e eliminado no intestino.
  3. Refrigerantes: Aumentam a retenção de líquidos e sensação de estufamento.
  4. Fritura: Prejudica o bom funcionamento do intestino, causa mal estar e retém líquidos
  5. Álcool: O fígado trabalha de forma lenta por causa do álcool. Para que os hormônios circulem corretamente, o fígado precisa estar em pleno estado de funcionamento.
  6. Chocolate: traz a sensação de bem estar imediato , mas contém excesso de açúcar e gordura. Prefira cacau sem açucar ou chocolate sem leite e sem adição de açucares.
  7. Cigarro: Aumenta insônia, assim como a TPM aumentando a ansiedade e dores de cabeça.
  1. Evitar os laticínios no período (5 dias antes do início do ciclo menstrual).
  2. Evitar Alimentos artificiais: industrializados, fast food, enlatados, refinados, embutidos e congelados. Estes alimentos contêm muito sódio, gordura e açúcar e isso aumentará retenção de líquidos, peso e dores de cabeça.

Deixei no meu Instagram uma receita de Bolo de Chocolate Fake, panqueca doce sem açucar e sem lactose e também geléia de tâmaras! Confere por lá e comente aqui sobre o post! Espero que ajude e que você compartilhe com mais mulheres! Bj da Nutri